Subenshi

PT2020

  • PT2020 Síntese do Projeto
  • STT Subenshi Trending Tasting

Síntese do Projeto

Bernardo Embaixador, sócio gerente, recebeu o grau de técnico de Higiene e Segurança Alimentar (nível IV) pela EPA - Escola Profissional de Aveiro em 2012. Posteriormente, já qualificado e movido pela sua paixão por gastronomia oriental, realiza, entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2014 (4 meses), o curso MASTER SUSHI com mais 2 meses de estágio, entre Março e Abril de 2014, dedicado à preparação de sushi na prestigiada escola do Chef Paulo Morais, a Sushi School - Everithing About Sushi (EAS), sendo-lhe atribuído o grau de Sushimen. Criado em 2014, o restaurante SUBENSHI tem atualmente uma capacidade para 46 lugares sentados numa área total de 140 m2, e a cozinha possui uma área de 35 m2, atendendo em média entre 120 (época baixa) e 150 (época alta) clientes por dia.

A SUBENSHI tem como missão inovar na oferta de fusão da comida tradicional oriental - sushi com a gastronomia típica portuguesa, proporcionando aos clientes uma experiência ímpar gastronómica e cultural, priorizando sempre a qualidade dos seus produtos e a excelência no atendimento num ambiente familiar e aconchegante. O foco é exceder a satisfação do cliente através da utilização de produtos com elevado padrão de qualidade e sempre frescos, e alcançar o crescimento sustentado da SUBENSHI através da aprendizagem contínua e da incorporação permanente de novos produtos/matérias e técnicas de preparação a um preço acessível. Desta forma, conquista a satisfação total do cliente, em harmonia com os interesses dos colaboradores, fornecedores e parceiros.

A visão da SUBENSHI é ser uma referência entre os restaurantes especializados em sushi a nível nacional e marcar pela diferenciação na prestação de um serviço de excelência e inovador. A finalidade máxima é garantir a evolução permanente das ideias gastronómicas, assim como dos seus colaboradores, de forma a prestar o melhor serviço, constituindo estes fatores de vantagem competitiva face à concorrência.

Em consonância com os princípios anteriores, os objetivos estratégicos que orientam a SUBENSHI são:

- Contribuir para a dinamização e diversificação da oferta turística da região Centro, dando aos turistas novos motivos para regressar;
- Aumentar a capacidade produtiva e de atendimento ao público;
- Criar uma nova área de negócio, o serviço de takeaway com meios próprios;
- Desenvolver novos produtos através da utilização de novas matérias-primas (pescado, legumes e condimentos) e de novas técnicas de confeção e de transformação do pescado;
- Inovar ao nível da produção e apresentação de novos pratos, conjugando a fusão entre a comida oriental (sushi) e a comida tradicional portuguesa;
- Apostar em tecnologia de ponta que permita a criação de gelados artesanais com sabores únicos;
- Fomentar constantemente a adoção de práticas que previnam e protejam o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável deste setor de atividade;
- Captar mais clientes nacionais e internacionais;
- Dinamizar a atividade da empresa, diminuindo os produtos comuns/convencionais e focando-se no desenvolvimento de opções apetecíveis e inovadoras.

Quanto a resultados podem definir-se como: Ampliação do estabelecimento de 175m2 para 535 m2, aumento da capacidade da sala de 46 para 100 lugares sentados, introdução de dois novos produtos, nomeadamente a fusão entre o sushi e a comida tradicional portuguesa, criação de gelados artesanais, construir o maior aquário da europa, assegurar uma taxa de ocupação nunca inferior a 70%, atingir as 240 refeições/dia em restaurante, 50 das quais para clientes estrangeiros, obter uma taxa de reclamação de 0% e aumentar o nível de qualificação dos recursos humanos.


Síntese do Projeto

No âmbito do projeto STT-Subenshi Trendy Tasting do Portugal 2020, a Subenshi teve a colaboração da UA departamento de Química e desenvolveram um trabalho intitulado “desenvolvimento e qualificação de molhos e sorvetes”.

Estes resultados foram disponibilizados na revista Tecno Alimentar. Foram também ser divulgados em dois eventos científicos no 1st International Meeting on Innovation & Development in the Food Sector (dia 5 de junho de 2018) e 14º encontro Nacional de Química dos Alimentos, evento que se realiza bianualmente e este ano será no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (dias 12/09/2018 a 14/09/2018).